sábado, 17 de setembro de 2011

O sensoriamento remoto e suas aplicações na pesca

O SENSORIAMENTO REMOTO E SUAS APLICAÇÕES NA PESCA E NA OCEANOGRAFIA


O interesse na utilização das técnicas do sensoriamento remoto na pesca e na oceanografia foi despertado no mundo inteiro pela possibilidade de obtenção periódica e sinótica de informa- ções em média e grande escalas. Efetivamente, até então, o conhecimento de diversos parâme- tros oceanográficos de interesse para a pesca apoiava-se em medidas pontuais, distribuídas no tempo e no espaço de forma bastante heterogênea, obtidas por campanhas em navios de pesqui- sa, a custos bastante elevados e de difícil operacionalização. Entretanto, por meio de sensores instalados a bordo de satélites em órbita da terra, esses parâmetros passaram a ser monitorados de forma repetitiva, com uma freqüência da ordem de 24 horas ou menos, tornando possíveis o acompanhamento e a análise da evolução espaço-temporal de fenômenos e parâmetros oce- anográficos, como as frentes oceânicas, as correntes de superfície, a temperatura da superfície do mar e a concentração de clorofila, a custos bem reduzidos.

Nesse contexto, o sensoriamento remoto tem sido bastante utilizado como ferramenta de auxílio à pesquisa oceanográfica e à atividade pesqueira. Entre os parâmetros oceanográficos, a temperatura da água do mar é, provavelmente, o que exerce mais influência sobre a distribui- ção e a abundância de diversas espécies de importância comercial. Dessa forma, seja quando exerce essa influência, seja quando representa apenas um indicador ambiental, a temperatura da superfície do mar (TSM) constitui-se numa importante informação, não apenas para a atividade pesqueira, mas também para estudos oceanográficos com objetivos diversos.
No caso da pesca, a definição de áreas com temperaturas adequadas a ocorrência e concen- tração das espécies-alvo tem contribuído de forma significativa para aumentar a probabilidade de captura dessas espécies, tornando a atividade mais eficiente e rentável, sem perder de vista a sustentabilidade dos estoques explorados. Nesse caso, o sensor Advanced Very High Resolution Radiometer (AVHRR – Radiômetro Avançado de Resolução Muito Alta), instalado a bordo dos satélites da série National Oceanic and Atmospheric Administration ( NOAA), dos Estados Unidos, vem gerando e fornecendo esse tipo de informação, em formato global ou regional.
Esse mesmo tipo de dado tem sido, também, bastante útil no acompanhamento e na previsão de fenômenos de interação entre o oceano e a atmosfera, como o El Niño, cujos efeitos sobre a atividade pesqueira é devastador, a exemplo do que ocorre ao largo do
Chile e do Peru, assim como também sobre o clima do nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário